quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Parece-me

que isto não é uma letra conformista:

You can't always get what you want
But if you try sometimes, well, you just might find,
You get what you need.


Parece- me que a questão que está aqui, é: o que se quer (que se deseja, que se sonha, que se ambiciona) é molte volte sobre-valorizado, pelo que querer implicita de conseguir, de trabalho, de conquista, de vitória, de tusa; enquanto que o que se precisa (o vital, o necessário) é molte volte sobre-desvalorizado, pelo que precisar implicita de adquirido, de ócio, cómodo, e se calhar de preguiça, velho e passado, de budista;
E isto tudo*, e porque a cena fixe tá nas fronteiras, nos limites, dizia, isto tudo* pode ser um budismo com tusa

*isto tudo é a vida, talvez a escolha do suicídio tenha tão pouco de querer como de precisar,, fica a morte
mas, sou capaz de estar a intervir indevidamente num raciocínio que não compreendi..
_ _ _ _ _ _

Parece-me, ainda assim, que há aqui nesta questão, da letra dos Rolling Stones, dois issues implicitos de maior importância: o conseguir e a satisfação (e olha, isto está noutra musica dos Stones..)
Acho até que há, tipo assim no mundo em geral (o mundo que eu vejo, naturalmente) , há muita NECESSIDADE DA NECESSIDADE, ié, há muito por aí o que desejar, pode-se muita coisa, "e podes isto" e "podes aquilo", e às tantas o que anda a fazer falta, parece-me, é a precisamente cada um perceber o que precisa (material e emocionalmete, claro. tudo).
O discurso do conformismo assusta-me na medida em que não raras vezes me confundem com conformista. E a minha questão é muito simples: às vezes desejo algo, consigo outra coisa que nem pensei, e fico satisfeito. É como satisfazer um desejo que nem se queria conseguir, nem se pensou precisar... faltam-me exemplos